Eduardo Leite tem 43 anos, é advogado e especialista em Estado e Poder Legislativo pela UNESP. Nascido em Santo André, é casado e pai de dois filhos.
Iniciou sua militância política logo cedo, aos 15 anos, no Grêmio Estudantil da ETE Júlio de Mesquita, liderando movimentos a favor do passe livre e da meia-entrada para estudantes. Na Faculdade de Direito de São Bernardo, presidiu o Centro Acadêmico e liderou a criação da União Paulista dos Estudantes de Direito.
Está em seu terceiro mandato de vereador.
Principais realizações
Está em seu terceiro mandato de vereador. Foi eleito pela primeira vez em 2012, reeleito em 2016, e eleito pela terceira vez em 2020.
Durante o seu mandato, tem defendido importantes pautas, como a melhoria no transporte público e a implementação do metrô no ABC. Também, lidera o movimento de combate às enchentes, que busca melhorias nos trechos que alagam, a fim de evitar novos desastres, sobretudo no Jardim Santo Alberto, Capuava e Vila Sá. Eduardo Leite criou importantes projetos para a nossa cidade. É autor da lei 9.886/2016, que isenta das despesas do funeral as famílias dos falecidos que forem doadores de órgãos. Também é autor da lei 9.829/2016 que estabelece o fundo de proteção animal para Santo André. Com a chegada da pandemia de covid-19, aprovou a lei 10.318/2020 que obriga os bancos a disponibilizarem álcool em gel nos caixas eletrônicos.
Durante o seu mandato, articulou a retomada das obras de reurbanização do núcleo do Jardim Cristiane, e a compra e implementação da bomba d’água que melhorou a distribuição na região, e no Jardim Primavera. O vereador pressionou pela continuidade da Marginal Taióca, entre os Jardins Las Vegas e Oriental, e a construção da creche do Jardim Milena, além de conquistar recursos para a reforma da Unidade de Saúde do Paraíso. Participou ativamente da construção do CEU Marek, da creche do Jardim Carla e da remoção do núcleo do Espírito Santo, com a transferência das famílias para moradias dignas. Além disso, lutou pela reforma da chácara Pignatari, pela instalação de câmeras de videomonitoramento na Rua Leonilda, pelo posto de coleta seletiva na Estrada do Cata Preta e pela resolução do problema da falta d’água no Clube de Campo.
Recentemente, conseguiu a destinação de 700 mil reais de verba para melhorias no CHM.
Conseguiu o recapeamento das ruas Joanópolis, Cafelândia, Dracena e Lavínia. Está atuando pela canalização do córrego Oratório na Vila Flórida e pela retomada das obras de canalização do córrego Cassaquera no Centreville. E também encampou a luta contra os abusos cometidos pela ENEL nas contas de luz durante a pandemia do Coronavírus. Em seu dia a dia, Eduardo Leite está com seu ‘’Gabinete na rua” em diversas feiras da cidade, tendo atendido mais de 4 mil pessoas desde 2014, e com a sua ‘’Blitz da saúde’’ que percorre semanalmente vários postos de saúde para colher informações dos usuários e fiscalizar a qualidade do sistema público de saúde do município.