Recebimento: 10/03/2023 |
Fase: Processo Arquivado |
Setor:Coordenadoria de Protocolo e Gestão Documental |
|
|
|
|
Documento(s) da tramitação:
|
|
|
Recebimento: 10/03/2023 |
Fase: Determinar Arquivamento |
Setor:Diretoria de Administração |
Envio: 10/03/2023 16:32:23 |
Ação: Arquive-se
|
Tempo gasto: 49 minutos
|
Complemento da Ação: Para arquivar.
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 19/12/2022 |
Fase: Aguardando Resultado do Veto |
Setor:Coordenadoria de Comunicações Administrativas |
Envio: 10/03/2023 15:30:57 |
Ação: Veto Mantido
|
Tempo gasto: 81 dias, 8 minutos
|
Complemento da Ação: Providenciamos o ofício nº 56/2023 - G.P., comunicando ao Executivo Municipal sobre a manutenção do Veto ao autógrafo nº 182/2022, nesta data, com carga em livro próprio.
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
Ofício CCA 56/2023 - 56-2023 GP - PMSA - Manutenção de Vetos Totais (Aut. nº 150, 154, 156, 164, 165, 166, 170, 174, 182, 184, 191, 195, de 2022)
|
|
|
Recebimento: 29/11/2022 |
Fase: Aguardando Sanção |
Setor:Coordenadoria de Comunicações Administrativas |
Envio: 19/12/2022 14:55:59 |
Ação: Veto Total
|
Tempo gasto: 20 dias, 3 horas, 38 minutos
|
Complemento da Ação: Veto total ao autógrafo nº 182/2022, apresentado pelo Executivo Municipal em 19/12/2022.
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 29/11/2022 |
Fase: Enviar Autógrafo Assinado ao Executivo |
Setor:Coordenadoria de Comunicações Administrativas |
Envio: 29/11/2022 11:15:59 |
Ação: Enviado
|
|
Complemento da Ação:
Enviamos o Autógrafo nº 182/2022 ao Executivo Municipal, nesta data, conforme ofício anexo.
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
Ofício CCA 333/2022 - 333-2022 GP - Encaminha Autógrafos de nº. 166, 170, 171, 172, 173, 174 e 182, 183, 184, de 2022 (Autoria dos Vereadores)
|
|
|
|
Recebimento: 25/11/2022 |
Fase: Ciência da Votação |
Setor:Núcleo de Apoio Legislativo |
Envio: 25/11/2022 11:42:25 |
Ação: Ciente e Encaminhado
|
Tempo gasto: 1 minuto
|
Complemento da Ação: Projeto aprovado com o quórum de Maioria Simples.
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 25/11/2022 |
Fase: Ordem do Dia - Segunda Votação |
Setor:Plenário |
Envio: 25/11/2022 11:21:11 |
Ação: Proposição Aprovada
|
|
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 03/11/2022 |
Fase: Ordem do Dia - Primeira Votação |
Setor:Plenário |
Envio: 25/11/2022 10:42:56 |
Ação: Proposição Aprovada
|
Tempo gasto: 22 dias, 20 minutos
|
Complemento da Ação: As Comissões de JUSTIÇA, de FINANÇAS e de SAÚDE exararam parecer verbal opinando pela sua APROVAÇÃO.
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 31/10/2022 |
Fase: Análise (Inclusão Ordem do Dia) |
Setor:Núcleo de Apoio Legislativo |
Envio: 31/10/2022 11:35:39 |
Ação: Pendente de Parecer
|
Tempo gasto: 11 minutos
|
Complemento da Ação:
Pendente de parecer das comissões (assinaturas insuficientes no parecer).
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 31/10/2022 |
Fase: Autorização da Presidência |
Setor:Presidência |
Envio: 31/10/2022 11:08:27 |
Ação: Autorizado
|
Tempo gasto: 1 minuto
|
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
|
|
Recebimento: 15/09/2022 |
Fase: Emissão de Parecer Prévio |
Setor:Consultora Legislativa - 01 |
Envio: 26/10/2022 15:37:00 |
Ação: Devolvido a Pedido
|
Tempo gasto: 41 dias, 39 minutos
|
Complemento da Ação: PROJETO DE LEI Nº 157/2022
À Comissão de Justiça e Redação
Senhor Presidente
Trata-se de Projeto de Lei de autoria do Vereador Ricardo Alvarez a instituindo o “Programa Bueiro Ecológico”, no âmbito do Município de Santo André .
Embora a matéria seja de competência municipal, quanto à iniciativa do projeto deve ser observada a Lei Orgânica do Município de Santo André, que estabelece o rol das matérias de iniciativa exclusiva do Prefeito, que inclui os projetos que disponham sobre atribuições de secretarias (art. 42, VI).
Mesmo se assim não fosse, não é possível ao Poder Legislativo invadir a esfera do Poder Executivo estabelecendo-lhe atribuições, vez que está não é sua função e configura afronta direta à Constituição Federal em seu artigo 2º, que estabelece a independência dos Poderes.
Como se vê, a imposição de atribuições ao Executivo em questões administrativas, conforme se observa na lei impugnada, impede a iniciativa legislativa do Poder Legislativo.
Tal assertiva também se extrai da tese fixada na Repercussão Geral n. 917, na qual restou fixado que “não usurpa a competência privativa do chefe do Poder Executivo lei que, embora crie despesa para a Administração Publica, não trata da sua estrutura ou da atribuição de seus órgãos nem do regime jurídico de servidores públicos” (STF, ARE 878.911-RJ, Tribunal Pleno, Rel. Min. Gilmar Mendes, 29-09-2016, m.v., DJe 11-10-2016.)
Salientamos, porém, que a matéria poderá ser encaminhada ao Prefeito Municipal pela via da indicação, instrumento propício ao desempenho da atividade de assessoramento governamental cometida ao Poder Legislativo e expressamente prevista no artigo 145 do Regimento Interno desta Casa.
Lembramos que leis autorizativas constituem exceção em nosso ordenamento jurídico.
Ao mencionar leis autorizativas, a CF/88 refere-se ao casos em que se faz necessária a apreciação prévia quanto a ato a ser praticado pelo Executivo, mas tal atribuição tem mais a ver com o papel de fiscalização da Câmara Municipal do que propriamente com a sua função legislativa. Portanto, o Prefeito poderá praticar atos de administração ordinária, independentemente da existência de lei autorizativa pois está dentro de suas funções típicas.
Por todo o exposto, entendemos ser a presente propositura ILEGAL E INCONSTITUCIONAL, ressaltando que a matéria exige quorum de maioria simples, nos termos do Artigo 36, caput, da Lei Orgânica do Município.
Caso esta Douta Comissão de Justiça compartilhe do mesmo entendimento, apontamos para a observância da regra regimental disposta no §1º do artigo 54, que determina o imediato arquivamento das matérias julgadas inconstitucionais pela Comissão de Justiça e Redação.
É o parecer, s.m.j.
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 15/09/2022 |
Fase: Distribuição aos Assistentes Jurídicos |
Setor:Diretoria de Assuntos Jurídicos e Legislativos |
Envio: 15/09/2022 10:54:43 |
Ação: Distribuído
|
Tempo gasto: 10 minutos
|
Complemento da Ação: À Assistente Jurídico-Legislativa, Dra. Ana Paula Cristofi, para análise e manifestação jurídica acerca da propositura. Atenciosamente,
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 15/09/2022 |
Fase: Determinar Relatoria das Comissões |
Setor:Núcleo de Apoio Legislativo |
Envio: 15/09/2022 10:42:12 |
Ação: Determinado
|
Tempo gasto: 11 minutos
|
Complemento da Ação: Proposição: 01/09/2022
Parecer Comissões: 27/10/2022
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 15/09/2022 |
Fase: Escolha do Relator - Comissão de Saúde, Saneamento Básico, Ecologia e Meio Ambiente |
Setor:Comissão de Saúde, Saneamento Básico, Ecologia e Meio Ambiente - Presidente |
Envio: 15/09/2022 10:08:47 |
Ação: Relator nomeado
|
Tempo gasto: 3 minutos
|
Complemento da Ação: Como Presidente da Comissão de Saúde, Saneamento Básico, Ecologia e Meio Ambiente, nomeio como Relator Vereador Ricardo Zóio (DEM).
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 06/09/2022 |
Fase: Determinar Relatoria das Comissões |
Setor:Núcleo de Apoio Legislativo |
Envio: 06/09/2022 16:43:22 |
Ação: Encaminhado
|
Tempo gasto: 7 minutos
|
Complemento da Ação: Proposição: 01/09/2022
Parecer Comissões: 27/10/2022
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 06/09/2022 |
Fase: Escolha do Relator - Comissão de Finanças e Orçamento |
Setor:Comissão de Finanças e Orçamento - Presidente |
Envio: 06/09/2022 15:13:45 |
Ação: Relator nomeado
|
|
Complemento da Ação: Determino como relator do presente projeto o Vereador Vavá da Churrascaria.
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 06/09/2022 |
Fase: Determinar Relatoria das Comissões |
Setor:Núcleo de Apoio Legislativo |
Envio: 06/09/2022 14:46:09 |
Ação: Encaminhado
|
Tempo gasto: 15 minutos
|
Complemento da Ação: Proposição: 01/09/2022
Parecer Comissões: 27/10/2022
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 06/09/2022 |
Fase: Escolha do Relator - Comissão de Justiça e Redação |
Setor:Comissão de Justiça e Redação - Presidente |
Envio: 06/09/2022 13:14:44 |
Ação: Relator nomeado
|
Tempo gasto: 1 minuto
|
Complemento da Ação: Vereador Rodolfo Donetti.
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 02/09/2022 |
Fase: Determinar Relatoria das Comissões |
Setor:Núcleo de Apoio Legislativo |
Envio: 02/09/2022 09:19:50 |
Ação: Encaminhado
|
Tempo gasto: 3 minutos
|
Complemento da Ação: Proposição: 01/09/2022
Parecer Comissões: 27/10/2022
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 01/09/2022 |
Fase: Leitura e Encaminhamento as Comissões |
Setor:Plenário |
Envio: 01/09/2022 15:49:34 |
Ação: Proposição Lida e Encaminhada
|
Tempo gasto: 4 minutos
|
Complemento da Ação: Certifico que o Projeto de Lei supracitado foi lido na Sessão Ordinária. Comissões Permanentes designadas:
- Comissão de Justiça e Redação;
- Comissão de Finanças e Orçamento;
- Comissão de Saúde, Saneamento Básico, Ecologia e Meio Ambiente;
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 01/09/2022 |
Fase: Protocolar Proposição |
Setor:Núcleo de Protocolo e Informações |
Envio: 01/09/2022 13:36:04 |
Ação: Proposição Protocolada
|
|
Complemento da Ação: A presente propositura foi protocolizada dentro do horário regulamentado pela Resolução nº 02/2019 para leitura na presente Sessão Ordinária, sendo o seu conteúdo de responsabilidade do Vereador que a subscreve, isentando o Núcleo de Protocolo e Informações de Qualquer vício de conteúdo.
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|