Recebimento: 07/12/2023 |
Fase: Processo Arquivado |
Setor:Coordenadoria de Protocolo e Gestão Documental |
|
|
|
|
Documento(s) da tramitação:
|
|
|
Recebimento: 07/12/2023 |
Fase: Determinar Arquivamento |
Setor:Diretoria de Administração |
Envio: 07/12/2023 09:03:22 |
Ação: Arquive-se
|
Tempo gasto: 5 minutos
|
Complemento da Ação: Tendo em vista o envio de ofício ao Poder Executivo comunicando a rejeição do veto total ao Autógrafo nº 142 de 2023, encaminho o processo para arquivamento. Atenciosamente,
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
|
|
Recebimento: 30/11/2023 |
Fase: Comunicar Resultado - Veto Rejeitado |
Setor:Coordenadoria de Comunicações Administrativas |
Envio: 30/11/2023 17:38:31 |
Ação: Ofício Remetido (Veto Rejeitado)
|
Tempo gasto: 2 minutos
|
Complemento da Ação:
Elaboramos o Ofício nº 395/2023-GP anexo e o encaminhamos ao Executivo Municipal, em 28 de novembro, comunicando-o sobre a REJEIÇÃO do Veto Total aposto ao Autógrafo nº 142/2023.
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
Ofício CCA 395/2023 - 395 - 2023 GP - Rejeição de Veto Total (Aut. nº 142-2023)
|
|
|
Recebimento: 20/10/2023 |
Fase: Aguardando Resultado do Veto |
Setor:Coordenadoria de Comunicações Administrativas |
Envio: 30/11/2023 17:36:21 |
Ação: Veto Rejeitado
|
Tempo gasto: 41 dias, 6 horas, 44 minutos
|
Complemento da Ação:
Veto Rejeitado na 75ªa Sessão Ordinária, realizada em 28 de novembro de 2023.
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 28/09/2023 |
Fase: Aguardando Sanção |
Setor:Coordenadoria de Comunicações Administrativas |
Envio: 20/10/2023 10:51:28 |
Ação: Veto Total
|
Tempo gasto: 21 dias, 22 horas, 19 minutos
|
Complemento da Ação: Veto total apresentado pelo Executivo Municipal em 19/10/2023.
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 28/09/2023 |
Fase: Enviar Autógrafo Assinado ao Executivo |
Setor:Coordenadoria de Comunicações Administrativas |
Envio: 28/09/2023 12:31:24 |
Ação: Enviado
|
Tempo gasto: 1 minuto
|
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
|
Recebimento: 27/09/2023 |
Fase: Ciência da Votação |
Setor:Núcleo de Apoio Legislativo |
Envio: 27/09/2023 13:07:39 |
Ação: Ciente e Encaminhado
|
Tempo gasto: 1 minuto
|
Complemento da Ação: Projeto Aprovado com o quórum de Maioria Simples.
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 27/09/2023 |
Fase: Ordem do Dia - Segunda Votação |
Setor:Plenário |
Envio: 27/09/2023 10:26:39 |
Ação: Proposição Aprovada com Dispensa de Redação Final
|
|
Complemento da Ação:
As Comissões de JUSTIÇA e de FINANÇAS exararam parecer verbal opinando pela sua APROVAÇÃO.
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 26/09/2023 |
Fase: Ordem do Dia - Primeira Votação |
Setor:Plenário |
Envio: 26/09/2023 11:51:34 |
Ação: Proposição Aprovada
|
Tempo gasto: 1 hora, 50 minutos
|
Complemento da Ação: As Comissões de JUSTIÇA e de FINANÇAS exararam parecer verbal opinando pela sua APROVAÇÃO
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 14/08/2023 |
Fase: Análise (Inclusão Ordem do Dia) |
Setor:Núcleo de Apoio Legislativo |
Envio: 14/08/2023 11:58:40 |
Ação: Pendente de Parecer
|
Tempo gasto: 39 minutos
|
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 14/08/2023 |
Fase: Autorização da Presidência |
Setor:Presidência |
Envio: 14/08/2023 11:13:07 |
Ação: Autorizado
|
Tempo gasto: 48 minutos
|
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 03/08/2023 |
Fase: Analisar Providências |
Setor:Núcleo de Apoio Legislativo |
Envio: 11/08/2023 09:35:37 |
Ação: Pendente de Parecer
|
Tempo gasto: 7 dias, 15 horas, 53 minutos
|
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
Despacho 137/2023 - PL CM 91/23
|
|
|
Recebimento: 03/08/2023 |
Fase: Distribuição aos Assistentes Jurídicos |
Setor:Diretoria de Assuntos Jurídicos e Legislativos |
Envio: 03/08/2023 11:43:22 |
Ação: Parecer Emitido
|
Tempo gasto: 1 minuto
|
Complemento da Ação: Retornamos os autos ao Núcleo de Apoio Legislativo, com a análise jurídica emitida pela Consultora Legislativa acerca da propositura. Atenciosamente,
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 18/05/2023 |
Fase: Emissão de Parecer Prévio |
Setor:Consultora Legislativa - 01 |
Envio: 03/08/2023 11:26:10 |
Ação: Emitido Parecer Prévio
|
Tempo gasto: 76 dias, 19 horas, 54 minutos
|
Complemento da Ação:
À Comissão de Justiça e Redação
Senhor Presidente
Trata-se de Projeto de Lei de autoria do Vereador Marcos Pinchiari instituindo “Mês Municipal de Conscientização sobre Lupus e dispõe sobre a Política Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Lúpus Eritematoso Sistemico e o Lupos Eritematoso Discoide".
Inicialmente observamos que nada obsta a instituição de datas comemorativas municipais, uma vez que o Município detém a competência constitucional para legislar sobre assuntos de predominante interesse local. Assim, ao nosso ver, o projeto que faz mera instituição de dias comemorativos é de competência concorrente, por não estar elencado no rol do artigo 42 da Lei Orgânica Municipal.
Até recentemente, a inserção das referidas datas no “Calendário Oficial de Festividades da Cidade” era de competência exclusiva da Prefeitura Municipal, conforme expressamente determinava o artigo 1º da Lei Municipal nº 8.381, de 02 de julho de 2002:
“Art. 1º - As datas que comporão o Calendário Oficial de Festividades da Cidade de Santo André serão definidas pela Prefeitura Municipal.”
No entanto, a Lei nº 10.060, de 21 de maio de 2018, alterou a redação do art. 1º da supracitada Lei 8.381/02, o qual passou a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 1º - As datas que comporão o Calendário Oficial de Festividades da Cidade de Santo André serão definidas por lei.”
Tal alteração passou a permitir que tanto a Prefeitura quanto a Câmara possam definir as datas comemorativas do Município de Santo André.
Porém, lembramos que leis autorizativas constituem exceção em nosso ordenamento jurídico. Ao mencionar leis autorizativas, a CF/88 refere-se ao casos em que se faz necessária a apreciação prévia quanto a ato a ser praticado pelo Executivo, mas tal atribuição tem mais a ver com o papel de fiscalização da Câmara Municipal do que propriamente com a sua função legislativa. Portanto, o Prefeito poderá praticar atos de administração ordinária, independentemente da existência de lei autorizativa.
Dessa forma, sugerimos ao nobre Edil que apresente uma emenda modificativa ao presente projeto para apenas instituir a data comemorativa, tendo em vista que da forma que se encontra a matéria é ILEGAL e INCONSTITUCIONAL.
Por todo o exposto e atendido ao que foi sugerido acima, a aprovação da matéria exige quorum de maioria simples, nos termos do Artigo 36, caput, da Lei Orgânica do Município.
É como nos parece.
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 18/05/2023 |
Fase: Distribuição aos Assistentes Jurídicos |
Setor:Diretoria de Assuntos Jurídicos e Legislativos |
Envio: 18/05/2023 12:04:30 |
Ação: Distribuído
|
Tempo gasto: 33 minutos
|
Complemento da Ação: À Consultora Legislativa, Dra. Ana Paula Cristofi, para análise jurídica acerca da propositura. Atenciosamente,
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 18/05/2023 |
Fase: Determinar Relatoria das Comissões |
Setor:Núcleo de Apoio Legislativo |
Envio: 18/05/2023 09:51:53 |
Ação: Determinado
|
|
Complemento da Ação: Proposição: 11/05/2023
Parecer Comissões: 10/08/2023
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 18/05/2023 |
Fase: Escolha do Relator - Comissão de Finanças e Orçamento |
Setor:Comissão de Finanças e Orçamento - Presidente |
Envio: 18/05/2023 08:56:15 |
Ação: Relator nomeado
|
Tempo gasto: 7 minutos
|
Complemento da Ação: Determino como Relator do presente Projeto de Lei o Vereador Vavá da Churrascaria
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 15/05/2023 |
Fase: Determinar Relatoria das Comissões |
Setor:Núcleo de Apoio Legislativo |
Envio: 15/05/2023 17:05:46 |
Ação: Encaminhado
|
Tempo gasto: 8 minutos
|
Complemento da Ação: Proposição: 11/05/2023
Parecer Comissões: 10/08/2023
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 12/05/2023 |
Fase: Escolha do Relator - Comissão de Justiça e Redação |
Setor:Comissão de Justiça e Redação - Presidente |
Envio: 15/05/2023 16:27:45 |
Ação: Relator nomeado
|
Tempo gasto: 3 dias, 4 horas, 33 minutos
|
Complemento da Ação:
Vereador Toninho Caiçara.
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 12/05/2023 |
Fase: Determinar Relatoria das Comissões |
Setor:Núcleo de Apoio Legislativo |
Envio: 12/05/2023 09:47:27 |
Ação: Encaminhado
|
Tempo gasto: 32 minutos
|
Complemento da Ação: Proposição: 11/05/2023
Parecer Comissões: 10/08/2023
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 11/05/2023 |
Fase: Leitura e Encaminhamento as Comissões |
Setor:Plenário |
Envio: 11/05/2023 17:03:11 |
Ação: Proposição Lida e Encaminhada
|
Tempo gasto: 1 minuto
|
Complemento da Ação: Certifico que o Projeto de Lei supracitado foi lido na Sessão Ordinária. Comissões Permanentes designadas:
- Comissão de Justiça e Redação;
- Comissão de Finanças e Orçamento.
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|
Recebimento: 11/05/2023 |
Fase: Protocolar Proposição |
Setor:Núcleo de Protocolo e Informações |
Envio: 11/05/2023 13:53:44 |
Ação: Proposição Protocolada
|
|
Complemento da Ação: A presente propositura foi protocolizada dentro do horário regulamentado pela Resolução nº 02/2019 para leitura na presente Sessão Ordinária, sendo o seu conteúdo de responsabilidade do Vereador que a subscreve, isentando o Núcleo de Protocolo e Informações de Qualquer vício de conteúdo.
|
Documento(s) da tramitação:
Despacho Digital
|
|
|